terça-feira, 25 de junho de 2013

Carta Aberta - EDUCAÇÃO: 10% do PIB já! Nenhum real a mais para a Copa e para as Olimpíadas!



CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR
                                       
Nós, professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo, executamos uma das mais importantes funções sociais, nossa profissão exige grande responsabilidade e somos submetidos a muitas horas de trabalhos diários, trabalhamos na maioria das vezes em mais de uma escola, convivemos com salas superlotadas, sofremos assédio moral constante por parte dos nossos gestores, nossas escolas estão sucateadas e ainda temos que conviver com salários muito baixos.
Não estamos aguentando! Muitos de nossos colegas já estão doentes!
Aqui em São Paulo estamos a mais de 15 anos sem receber aumento (não recebemos nem a reposição da inflação) nossas perdas salariais chegam a mais de 40%.  Se não bastassem esses absurdos, agora o governo dividiu também nossas férias em 2 períodos (15 dias em janeiro + 15 dias em Julho). E já estamos sendo convocados para trabalhar no recesso escolar. (depois do dia 15 julho) e Tudo isso, associado à aprovação automática (regra “imposta” pelo governo cujo princípio estabelece que alunos passam de ano/série sem os conhecimentos mínimos) tem prejudicado ainda mais a educação dos filhos da classe trabalhadora.  

EDUCAÇÃO: 10% do PIB já! 
Nenhum real a mais para a Copa e para as Olimpíadas!

Essa situação de calamidade pública ocorre por falta de investimentos, ou seja, os governos destinam pouquíssimo dinheiro para a educação. Você pode entender esse absurdo se observar a porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) que é destinada para a educação. A maior parte desse dinheiro fica nas mãos dos ricos, donos de bancos e empresários. A parte que deveria ir para a saúde, moradia,  transporte e educação são pequenas. Hoje, em tempos de COPA DAS CONFEDERAÇÕES, COPA DO MUNDO  E OLIMPÍADAS, estamos vendo que esse dinheiro está sendo “desviado” para construir grandes estádios que não serão utilizados  pela maioria da população.

Enquanto a bola rola, falta salário, falta emprego, falta saúde, falta transporte, falta moradia, falta terra, falta escola...

O trabalhador madruga cedo, pega filas intermináveis de congestionamento no trânsito, empilhado dentro de ônibus e dentro de metrôs caros e entupidos de gente para conseguir manter pelo menos a alimentação de suas famílias no final do mês... Enquanto os Governos gastam milhões com os eventos esportivos, os preços dos alimentos disparam, as passagens de ônibus sobem, as condições salariais ficam congeladas.  Por outro lado, quem critica “o teatro” desses governos nas ruas está sendo recebido a bombas, balas de borracha, cassetetes e prisões... Como não nos lembrar atualmente do saudoso e querido cantor Renato Russo: Que país é esse?

 


Contamos com a compreensão e ajuda de todos vocês, pois só assim esses problemas deixarão de existir! Lembramos que a participação da família na vida escolar dos alunos é de fundamental importância para o êxito do processo de ensino-aprendizagem.


Assinam esse documento:
http://educaorgpelabase.blogspot.com.br  -  MEOB – Movimento de Educadores Organizados pela Base – APEOESP
http://redeextremosul.wordpress.comRede de Comunidades do Extremo Sul de São Paulo-SP
www.socialistalivre.wordpress.com – Socialistas Livres  - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário