segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Por que aderi ao MEOB – Movimento Nacional dos Educadores Organizados pela Base?


No Congresso da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação –, aderi politicamente ao movimento de luta educacional, o MEOB – Movimento Nacional dos Educadores Organizados pela Base –, que atua dentro da CSP-CONLUTAS. A importância desse movimento de lutadores sindicais, no interior da luta educacional, está, principalmente, na sensibilidade de não se achar “donos da verdade”, e, ao mesmo tempo, com disposição de organizar a luta dos trabalhadores em educação, ouvindo as angústias, as disposições de luta, as críticas, as concordâncias, as discordâncias dos trabalhadores, estudantes e comunidade escolar que estão na base das escolas.
Além dessa sensibilidade na construção da luta educacional brasileira, o MEOB tem o cuidado político de ser independente dos governos, dos patrões e dos partidos políticos. Não que sejamos, por exemplo, contra a participação dos partidos políticos no interior da luta sindical-educacional ou contra a existência de partidos políticos, mas somos contra os partidos aparelharem os sindicatos, burocratizando-os em função única e exclusivamente da construção de suas correntes políticas, sufocando a democracia operária no interior da luta sindical-educacional. Cumpre observar que os sindicatos congregam uma base ampla de trabalhadores, tanto filiados a partidos políticos (e não a apenas um), quanto pessoas que não são filiadas a partido político algum. Portanto, é nesse sentido que entendemos que a luta sindical-educacional não pode ser aparelhada por uma corrente político-partidária, ao contrário, tem de conviver com a diversidade política da classe trabalhadora, convivendo com as várias correntes políticas no interior do movimento e também com os independentes que não pertencem a partido político algum. Todas as diferenças políticas no interior da luta sindical-educacional têm de ser resolvidas no voto, com base na democracia operária, ou seja, garantindo-se ampla liberdade de discussão entre os lutadores, encaminhando-se as propostas aprovadas por maioria e ponto.
Sou militante político-revolucionário Socialista Livre, e minha adesão, enquanto professor de luta, ao grupo sindical-educacional do MEOB, que atua no movimento educacional brasileiro e no interior da CSP-CONLUTAS, se dá como aposta na possibilidade de, no terreno concreto da luta pela educação no Brasil, ajudar a construir um forte movimento de lutadores para travar a luta na defesa da escola pública, com trabalhadores em educação, economicamente valorizados e teoricamente bem preparados, para propiciar uma educação de qualidade aos estudantes, filhos da classe trabalhadora, que merecem uma escola pública que, de fato, eleve-lhes o nível de instrução/informação/ciência/cultura/criticidade.
Você, trabalhador-trabalhadora em educação, estudante, pai-mãe de estudante da escola pública, que queira participar do MEOB – Movimento Nacional dos Educadores Organizados pela Base – procure-nos e venha participar do nosso movimento de luta em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade. Temos atuação concreta, por enquanto, em São Paulo e em Minas Gerais. Quem é de outro estado brasileiro, porém, também pode contatar e ajudar a fundar o movimento em seu próprio estado ou município. Com sua adesão, o MEOB pode fazer a diferença na luta em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade.
Por: Gílber Martins Duarte – Coletivo Socialistas Livres – Conselheiro do Sind-UTE-MG e diretor da subsede do Sind-UTE em Uberlândia – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Membro do Movimento Nacional dos Educadores Organizados pela Base (MEOB) – Membro da CSP-CONLUTAS.
Acessem o Blog do MEOB: 

Acessem nosso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário