domingo, 9 de março de 2014

Greve Nacional da Educação: pelo reajuste correto do Piso Nacional, pela Carreira Nacional, pela Formação Permanente, pela Qualidade no Ensino, por um PNE dos trabalhadores!

por 

Nós, trabalhadores em educação que não fugimos à luta, entendemos que a Greve Nacional da Educação, convocada pela CNTE, para os dias, 17, 18 e 19 de março, deve cumprir os seguintes objetivos:
1-Exigir do Governo Federal, dos Governos Estaduais e dos Governos Municipais que reajustem o Piso Salarial Nacional de acordo com o custo aluno, como prevê a Lei. O reajuste anual do Piso Salarial Nacional, com pressão de governadores e prefeitos, passou a ser reajustado de acordo com a inflação, o que representa um recuo grave para nosso projeto de valorização salarial profissional nacional. O Governo Federal, ao invés de atender ao anseio dos trabalhadores em educação, preferiu atender aos gestores estaduais e municipais que se recusam a pagar o Piso Salarial Nacional conforme previsto em lei. Não podemos aceitar isso.
2-É preciso também exigir um Plano de Carreira Nacional acoplado ao Piso Salarial Nacional, pois o que vimos, na implementação do Piso Salarial Nacional, em vários estados e municípios, foram governadores e prefeitos destruindo o Plano de Carreira de Estados e Municípios, de forma a se adequar à Lei Federal, promovendo um verdadeiro atentado trabalhista aos direitos adquiridos pelos trabalhadores em educação. Na prática, agora, temos Piso Salarial Nacional, mas não temos mais uma carreira digna: este foi um duro golpe contra os trabalhadores da educação pública. Portanto, temos de ter um Plano de Carreira Nacional que tenha um patamar mínimo, valorizando os trabalhadores em educação pelo tempo de serviço, e também pelo incentivo à Formação Permanente dos Profissionais da Educação (gratificando-os por participação em minicursos, eventos de formação, pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.).
3-Temos também de exigir condições de trabalho para exercer um ensino de qualidade na escola pública. A quem interessa a ignorância dos filhos da classe trabalhadora? Aos patrões e aos governos capitalistas que sabem que é mais fácil manipular-explorar-oprimir uma classe trabalhadora ignorante do que uma classe trabalhadora instruída. Nesse sentido, temos de nos levantar contra todos esses projetos de aprovação automática (provas de reclassificação) em marcha em Estados e Municípios, bem como contra os Provões de Avaliação Externa Simplista que reduzem a escola pública a conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, destruindo o sentido da escola básica que é propiciar uma formação geral de qualidade para os filhos da classe trabalhadora. Estamos vivendo a cultura escolar da certificação sem selo de qualidade, a aprovação automática e a valorização apenas de algumas disciplinas estão legitimando o certificado escolar sem qualquer garantia de instrução cultural-científico-crítica do estudante que pega esse certificado. Essa política apenas serve para não gastar com a educação dos filhos da classe trabalhadora. Um cultivo deliberado da ignorância que só serve à exploração dos trabalhadores do sistema capitalista, um crime contra os filhos da classe trabalhadora.
4-Devemos exigir também que nossas propostas sejam incorporadas ao PNE: i- 10% do PIB para escola pública já; ii-Piso Nacional com Plano de Carreira Nacional reajustado de acordo com o custo-aluno; iii-Autonomia de gestão escolar, com verbas diretas para as escolas, sem políticos atravessadores, desviando dinheiro público.
5- Por fim, chamamos a construção de um Bloco de Oposição Nacional de Educadores Organizados pela Base, independente de governos, para darmos andamento a essas lutas. O MEOB – Movimento dos Educadores Organizados pela Base –, atuantes dentro da CSP-CONLUTAS, se propõe parte desse processo. A direção da CNTE tem compactuado mais com a lógica do governo federal do que com as necessidades reais dos trabalhadores em educação.
Por: MEOB – Movimento dos Educadores Organizados pela Base
Acessem nosso Blog do MEOB – Movimento dos Educadores Organizados pela Base:http://educaorgpelabase.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário