quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O REPRESENTANTE DE ESCOLA É A PONTE ENTRE O SINDICATO E A ESCOLA!


Importância do Representante de Escola (R.E.):

    O governo disputa com todas as suas armas a consciência de cada professor. Existe um projeto bem articulado para cooptar aqueles que se destacam como liderança entre os professores, portanto a importância da formação dos REs é fundamental.
     O RE precisa ter clareza das suas tarefas na escola, saber a quem recorrer quando ocorrerem dúvidas ( no caso o conselheiro) e sempre ter olhar crítico diante das propostas do governo, e aos professores sempre os ouvidos bem abertos.
      Os coordenadores tem tido reuniões semanais nas DEs de dia inteiro, e é bem claro que existe um treinamento para além da técnica, com fundo ideológico, se observarmos as posturas e mais as atitudes dos mesmos que tem se uniformizado nas escolas.

Como o R.E. pode atuar na escola:
    Os Representantes de Escola devem participar ativamente em todas as instâncias deliberativas da escola. Nos ATPCs devem participar criticamente tanto das discussões sobre a proposta pedagógica, “imposta” pela SEE, como sugerindo soluções sobre as questões que tem afligido o dia-a-dia estafante e desgastante dos professores: indisciplina, excesso de alunos por sala de aula, falta de interesse dos alunos, concepções filosóficas e pedagógicas superadas, entre tantas outras.
     Os coordenadores têm chegado com fórmulas prontas que aparentemente solucionam todos esses problemas com projetos que vão das famigeradas olimpíadas e concursos, até festinhas nas escolas. O projeto político pedagógico das escolas tem se fechado nessas propostas e preparo para as provas que vão validar ou não o bônus, as provinhas do governo como o Saresp e outras. É necessário alertar os professores da ineficiência desses projetos, e da ineficácia das políticas pedagógicas do governo que estão sendo impostas
      Precisamos discutir a impossibilidade de aplicação dos projetos dentro das nossas atuais condições de trabalho. Precisamos discutir a superficialidade e fatiamento com que as teorias têm sido usadas para justificar as expectativas de aprendizagem, metas e ações de ensino. E estarmos atentos a defender qualquer atitude de uso da legalidade para prejudicar qualquer professor dentro da escola. Procurar o jurídico do sindicato que sempre fará a leitura da lei do ponto de vista do professor e não do governo e ter a segurança que o professor pode dizer “não” ao governo e lutar contra a precarização que nos é imposta.

Funções básicas do Representante de Escola:

  • Deve ouvir os professores e levar suas demandas ao sindicato, assim como levar as políticas e materiais do sindicato para a escola, portanto deve servir de canal de comunicação (reuniões, assembleias, pessoal, telefone, blog, etc.) com o sindicato sempre, participando de todas as instâncias da escola, principalmente do Conselho de Escola, para fazer valer o processo de construção da democracia nas decisões sobre todos os rumos da escola.
  • Deve levar ao sindicato as suas necessidades, os problemas e demandas da escola, participar das reuniões com suas sugestões e críticas, participando assim das políticas que são definidas para defender a categoria.
  • O RE é a instância mais importante e fundamental do sindicato, ele é a organização dos trabalhadores no local de trabalho, portanto sua atuação é essencial para a luta!


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