sexta-feira, 24 de maio de 2013

Basta de autoritarismo e assédio moral!


Temos assistido o aumento drástico dos casos de assédio moral nas escolas do Estado e particularmente nas escolas da zona sul da cidade de São Paulo. Trata-se de ações que visam expor os professores e funcionários a situações humilhantes e constrangedoras. Na maioria dos casos o objetivo do agressor é desestabilizar a relação da vítima com o ambiente escolar, para isso utiliza-se de palavras, gestos e atos que atentam contra a dignidade física, psíquica, como também a auto-estima das pessoas.
O autoritarismo dentro das escolas também tem crescido. Muitos diretores de escola agem como verdadeiros capatazes do governo, aplicando a “lei do chicote”; dando ordens arbitrárias, desrespeitando os profissionais da educação e a comunidade escolar.

Estamos de olho:

Nosso sindicato , repudia todo e qualquer caso de assédio moral exercido por diretores e coordenadores contra os professores e funcionários. Atuaremos com vigor contra os “gestores” que conduzem a escola com base nos princípios que norteavam a ditadura militar.  Vamos seguir combatendo a agressão que sofremos todos os dias do governo estadual e federal que retiram nossos direitos e nos impõem salários miseráveis e todos aqueles que se propuserem a serem seus capatazes no chão da escola! Atuaremos com firmeza, utilizando todos os nossos recursos jurídicos e políticos para combater casos de assédio moral.


Lamentavelmente, no que diz respeito à democracia dentro da escola, o governo diz uma coisa e faz outra. Isso pode ser verificado se observamos os documentos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. No texto Caderno do Gestor: gestão do currículo na escola, volume 1, página 5, encontramos a seguinte frase: [...] o gestor deve ter por objetivo estimular a participação democrática nas decisões para melhorar a qualidade do ensino oferecido. A realidade, contudo, mostra que os dirigentes regionais de ensino parecem negligenciar as ações de diretores que praticam o assédio moral e passam por cima da tão propagandeada e pouco aplicada gestão democrática.


Fonte: MEOB - Movimento Educadores Organizados pela Base - Somos professores da zona sul da cidade de São Paulo, organizados na Oposição Alternativa da Apeoesp, na luta por uma escola pública de qualidade para os trabalhadores; por uma prática sindical com independência de classe, combativa e alicerçada na ação dos trabalhadores organizados em seu local de trabalho.

Participe conosco da construção da escola pública que queremos. Sugira, critique, opine. Organize sua escola, traga propostas e  ideias.

Nossos Contatos :
E-mail: educadores.organizadospelabase@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário